Acupuntura

Um conjunto de procedimentos terapêuticos, que visam introduzir estímulos em certos lugares anatomicamente definidos, os pontos de acupuntura, a fim de obter do organismo, em resposta, a recuperação global da saúde, ou a prevenção da doença, através de incremento dos processos regenerativos, de normalização das funções orgânicas de regulação e controle, de modulação da imunidade, de promoção de analgesia, de harmonização das funções endócrinas, autonômicas e mentais. A acupuntura é um procedimento seguro e desprovido de efeitos colaterais.

A acupuntura e o estresse

Com o evidente avanço científico e tecnológico, houve muitas facilidades, criaram-se outros modelos, agilizou-se os serviços, aumentou-se a produção, o mundo gira mais rápido, o tempo tornou-se mais curto, e com toda essa transformação vieram mudanças de comportamento e de atitude nas pessoas.

Aumentaram-se as preocupações, modificaram-se hábitos, aumentou-se as necessidades e despesas, e com isso o ritmo de vida disparou.

Segundo alguns autores, não é o excesso de trabalho a fonte geradora de estresse, mais sim o corre-corre, a agitação e a afobação, fatores esses que desencadeiam a ansiedade. Temos que considerar também fatores individuais, pois cada indivíduo responde de maneira diferenciada, o que para um gera estresse, para outro a situação pode se apresentar como um acontecimento normal.

A definição clássica do estresse é: uma reação do organismo a situações de fuga ou luta; outra definição é de que o estresse é uma condição intermediária entre o estado de saúde e o de doença; o conceito mais atual é de que qualquer atitude em excesso pode se transformar em um agente estressor, ou seja, agente causador de estresse.