Como a acupuntura pode melhor a minha vida?

O que fazer

Você já parou para pensar como está a sua qualidade de vida? O que você tem feito para melhorar sua saúde, seu bem-estar?

Dados do Ministério da Saúde apontam que doenças associadas ao estilo de vida matam mais que o trânsito e a violência. Essas doenças normalmente estão relacionadas com o aparelho circulatório: infartos, derrames, diabetes e hipertensão, entre outras. A maior parte dos cânceres também é relacionada com estilo de vida.

Então se você é sedentário, fuma, consome álcool em excesso e tem uma alimentação inadequada, você pertence ao grupo com maior quadro de morte prematura no país. Que tal pensar um pouco mais em você e no seu estilo de vida? A melhoria de sua qualidade de vida só depende de você.

Como Melhorar sua Qualidade de Vida?

Veja abaixo algumas atitudes que podem ajudar a manter seu bem-estar físico e mental:

Mantenha a mente ativa.

Pesquisas mostram que a doença de Alzheimer tem maior incidência entre as pessoas com baixo nível de instrução. Estudo publicado no New England Journal of Medicine relaciona a leitura, os jogos de cartas e de tabuleiro e as palavras cruzadas com a redução do risco de demência em pessoas com mais de 75 anos. A acupuntura ajuda diretamente na cura e prevenção de Alzheimer estimulando os pontos meridianos responsáveis pela retenção da memória, por sua vez retardando o avanço da doença.

Respire mais profundamente.

O sangue precisa de oxigênio. A respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isso calmamente durante alguns minutos do dia, preferencialmente em algum lugar com muito ar puro.

Faça exercícios físicos diariamente.

Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de yoga, jogue vôlei, futebol, basquete, tênis. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada diante da vida, evitando as causas do estresse e tensão.

Saboreie um bom chocolate.

Em pequenas quantidades, ele pode ser benéfico à saúde. Segundo estudo do King’s College, de Londres, a quantidade de flavonóides encontrada em 50 gramas de chocolate é equivalente à de seis maçãs, duas taças de vinho ou sete cebolas. Os flavonoides têm sido apontados como importantes armas no combate aos radicais livres.

Durma mais.

Você passa noites em claro, olhando para o teto? Ou acorda todo quebrado, com aquela sensação de que não descansou nada? Seja lá qual for o problema, é provável que você esteja sofrendo de insônia. Dados da Associação Brasileira do Sono confirmam: as pressões e a competitividade típicas dos dias atuais têm feito com que as pessoas durmam cada vez menos. Na cidade de São Paulo, cerca de 45% da população apresenta queixas de insônia. A boa notícia é que essa doença tem solução. O Dr. Hayashida, explica que a acupuntura pode ser uma boa aliada no tratamento desse distúrbio do sono. “Essa técnica age de diferentes formas, diretas e indiretas, na melhora da insônia”, conta.

Tenha mais contato com a natureza.

Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a ouvir a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.

Se alimente bem.

Dê uma atenção especial ao momento das refeições. Prefira uma alimentação natural, evitando exagerar nas carnes vermelhas, que são de difícil digestão. Inclua doses de fibras, frutas e verduras no seu dia-a-dia. Evite comer muita fritura e doces. Cuidado com as quantidades, comer menos e mais vezes é a melhor solução.