Obesidade

Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.

São vários os motivos que podem fazer uma pessoa ser obesa: 

Problemas glandulares, Comer por prazer ou hábitos alimentares errados. Infelizmente nos alimentos mais saborosos é onde estão as maiores calorias. Adquirimos o hábito errado dos pais, que no intuito de ajudar os filhos, acabam acostumando-os a comer demais.

Existe a crença comum de que filho saudável é o filho que se alimenta bastante, quando na realidade a saúde está no equilíbrio. Outro grave problema que leva a obesidade é o costume de comemorar tudo com comida: 

casamentos, aniversários, encontro rotineiro com amigos, etc. 

Motivados por conflitos emocionais, tais como comer por ansiedade, por tristeza, etc. 

O costume de amenizar conflitos emocionais com comida começa no berço, quando a mãe leva mamadeira ao bebe toda vez que este chora, mesmo quando este choro não era motivado por fome. O nenen se alimenta mesmo sem estar com fome, afinal a mamadeira é muito saborosa.

Acaba ficando com sensação física agradável e isto condiciona-o a associar alimentação com bem estar físico. Quando se é criança é comum ouvir a mãe dizer que criança boazinha come tudo. Quando se fica adulto, toda vez que se sentir triste ou ansioso, sentirá necessidade de se alimentar para diminuir o sentimento desagradável.

Porém está ingerindo calorias a mais do que realmente necessita, causando o acúmulo de gordura – obesidade.

O alimento causa sensação de prazer e bem estar devido liberação de serotonina. Felizmente acupuntura facilita muito a liberação desta substância no nosso organismo de forma totalmente natural, ajudando muito quem quer emagrecer sem se sentir infeliz.

A acupuntura oferece ótimo resultados nos tratamentos da obesidade. 

Através do equilíbrio energético resultante pelo estímulo dos pontos
consegue-se: 

A normalização nos casos de desequilíbrio hormonal ,

 equilíbrio psiquico (ansiedade, depressão, compulsão alimentar).

sensação de prazer e saciedade devido a liberação de neurotransmissores pelo organismo, útil na obesidade devido a ingestão por prazer. Neste caso o paciente aprenderá que pode sentir prazer de outras formas que não apenas pelos alimentos.