RPG

Quanto mais submetemos nosso corpo à condições de vida artificiais, mais sentimos a necessidade de tratar e preservar nosso corpo.

As dores nas costas, deformidades da coluna vertebral, reumatismos, insuficiências respiratórias, enxaquecas, são como falsas notas que vem a desarmonizar a plenitude de um corpo em plena forma.

Em busca de uma terapia que encontrasse um equilíbrio corpo- mente, surge o método de Reeducação Postural Global.

A RPG acredita que cada indivíduo é um módulo único, onde cada doença repercutirá de uma forma em cada um. Assim é necessário tratar os doentes, e não a doença, já que toda agressão é automaticamente compensada pelos mecanismos destinados a suprimir a dor. Ao longo do tempo, essas compensações, geram outros problemas tais como fadiga, deformações, e dores secundárias.

A RPG olha para o corpo globalmente, e não partes específicas, trabalhando com posturas ativas em alongamento, que podem devolver aos músculos rígidos e dolorosos, sua força, seu comprimento e sua flexibilidade.

Na posição ereta, temos a participação dos chamados músculos da estática, que garantem a manutenção da postura.

A flexibilidade dos músculos da estática, que são responsáveis pela boa ou má sustentação, é primordial.

A retração de um músculo, gera a retração de outros, e só as posturas de estiramento progressivo cada vez mais globais, permitem alongar todos os músculos rígidos, assim reencontrando a retração de origem.

A prática das auto- posturas é indispensável na prevenção das deformações e das dores , e permite corrigir de forma eficiente as anomalias posturais leves, e suprimir as dores ligadas ao enrijecimento muscular articular.